Mudanças no layout dos escritórios exigem adequação do sistema de ar condicionado, que deve ser realizada por equipe especializada

Países que já têm controle das contaminações de Covid-19 permitiram a reabertura gradual de comércio, sendo assim, escritórios estão adaptando o local de trabalho para evitar nova propagação do vírus. No Brasil, a tendência também se aplica. Entre rotinas de higiene e limpeza, diversos cuidados estão sendo tomados, com destaque para o layout dos escritórios, que passarão a receber uma quantidade menor de colaboradores e mais espaço entre as estações de trabalho.

Empresas do país inteiro aproveitam o período de isolamento para contratar especialistas que adaptarão o escritório diante do novo comportamento de distanciamento social. De acordo com Luiz Eduardo Machado, engenheiro e diretor da Lepnet Engenharia de Manutenção Integrada, a configuração dos ambientes corporativos, certamente, deverá ser alterada após o período de pandemia, para o retorno dos colaboradores ao ambiente de trabalho. 

Readequação do sistema de ar condicionado

Com menos pessoas e as estações de trabalho sendo redistribuídas é preciso analisar a distribuição do ar em cada escritório. “Nossa equipe de engenheiros e arquitetos, já está oferecendo análise técnica do ambiente corporativo no intuito de ajustar o novo layout em função da determinação do distanciamento entre as pessoas”, enfatiza o engenheiro. 

Leia também:

Manutenção preventiva do ar-condicionado favorece economia de energia

Higienização do ar condicionado previne doenças respiratórias

Importância da limpeza dos dutos de ar condicionado

Além de ambientes mais limpos, mobiliários separados por acrílicos e espaços destinados para guardar objetos pessoais, existe uma preocupação constante das pessoas com o ar condicionado. Por isso, Machado explica que tão importante quanto a mudança do layout é o ajuste da rede de ar condicionado. “Em paralelo com a mudança das estações de trabalho e salas de reuniões, é preciso fazer a readequação do sistema de ar condicionado visando manter a qualidade do ar interior que depende diretamente da renovação do ar, limpeza interna e higienização dos dutos, e balanceamento da distribuição do ar em função do novo layout” explica. 

Leia também:

Teste, Ajuste e Balanceamento do ar condicionado evita reclamações no ambiente corporativo

Benefícios da renovação do ar no ambiente climatizado

A importância da qualidade do ar em ambientes fechados

Um item que os responsáveis pelos escritórios devem ficar atentos é a higienização dos filtros do ar condicionado, limpeza que deve ocorrer periodicamente. “A Anvisa determina regras claras sobre a  limpeza dos aparelhos, para não expor os funcionários a riscos de contaminação”, diz Machado. 

Manutenção é essencial para a saúde e bem estar dos indivíduos

A higienização dos equipamentos de ar condicionado evita a propagação de agentes contaminantes no ar, sendo assim, proporciona bem estar aos usuários do ambiente. Esta questão é regulada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a ANVISA, que possui uma resolução específica para esta atividade, a Resolução – RE nº 9, de 16 de janeiro de 2003. 

Outro fator importante que deve ser levado em conta é a análise microbiológica do ar, que deve ser feita semestralmente. Caso indique nível elevado de CO2 no ambiente deve-se analisar se é proveniente da rede de dutos ou da tomada de ar externo para que se tome as providências necessárias. 

Mantenha a manutenção do sistema de ar condicionado de sua empresa em dia

A LEPNET Empresa de Engenharia de Manutenção Integrada possui 17 anos de experiência na manutenção predial (hidráulica, elétrica, civil e serviços gerais) e em ar condicionado, projeto, instalação, manutenção e balanceamento da distribuição do ar. Você pode confiar em nossos profissionais e serviços. Entre em contato para uma visita técnica por e-mail ou Whatsapp

LEPNET: Soluções para uma qualidade de vida melhor.