Governo do Estado de São Paulo divulgou data para retorno de aulas presenciais; Ambiente escolar deve atender regras de adequação. 

O retorno das aulas presenciais de escolas e universidades em São Paulo está previsto para o mês de  setembro, e as instituições devem receber cerca de 35% da capacidade máxima de alunos. Estas definições fazem parte do plano que o Governo do Estado de São Paulo para escolas públicas e privadas, durante o período de reabertura dos estabelecimentos, devido a pandemia de Covid-19. Além da adequação do calendário e atividades pedagógicas, a retomada das atividades exigirá readequação dos espaços.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a higienização das mãos é uma das principais formas de se prevenir da Covid-19. Além disso, nos ambientes coletivos deve-se priorizar o distanciamento social e propiciar a circulação do ar. Mesmo com rodízio entre estudantes em sala de aula, sendo assim, menor quantidade de alunos nas unidades escolares, as instituições devem garantir a renovação do ar nestes ambientes para evitar a propagação do Covid-19.

Leia também:

Manutenção preventiva do ar-condicionado favorece economia de energia

Higienização do ar condicionado previne doenças respiratórias

Importância da limpeza dos dutos de ar condicionado

Adequações no ambiente escolar

Para o retorno das aulas presenciais, escolas e universidades devem garantir que haja uma boa circulação de ar nos ambientes em que os alunos estudam, então o sistema de ar condicionado passa a ser um aliado nesta situação. O sistema de ar condicionado é importante pois permite a renovação de ar ao aumentar a ventilação forçada, trazendo ar exterior limpo para a sala de aula. 

Garantir a diluição do ar é essencial para ambientes climatizados. Mas, para isso, é preciso que a manutenção do sistema de ar condicionado esteja em dia. De acordo com Luiz Eduardo Machado, engenheiro e diretor da Lepnet Engenharia de Manutenção Integrada, o sistema de refrigeração precisa de atenção especial já que a falta de limpeza e higienização facilitam a proliferação de fungos e bactérias, que podem causar doenças respiratórias, infecção pulmonar e problemas alérgicos nos usuários.  “A higienização dos equipamentos deve ser periódica e ocorre mensalmente quando a manutenção preventiva é realizada”, explica Machado. 

Leia também:

Teste, Ajuste e Balanceamento do ar condicionado evita reclamações no ambiente corporativo

Benefícios da renovação do ar no ambiente climatizado

Um dos passos mais importantes para manter a qualidade do ar nos ambientes climatizados é atender as orientações da NBR 14601 quanto a renovação do ar. ”Importante destacar que essa prática não elimina a presença do vírus no ambiente, mas sim, diminui o risco de contaminação pelo COVID-19, tanto quanto possível. Ressalto ainda, que até o presente momento, não há protocolo que garanta a absoluta eliminação do risco de contaminação pelo COVID 19”, finaliza. 

Mantenha a manutenção do sistema de ar condicionado de sua empresa em dia

A LEPNET Empresa de Engenharia de Manutenção Integrada possui 17 anos de experiência na manutenção predial (hidráulica, elétrica, civil e serviços gerais) e em ar condicionado, (projeto, instalação, manutenção e balanceamento da distribuição do ar). Você pode confiar em nossos profissionais e serviços. Entre em contato para uma visita técnica por e-mail ou Whatsapp

LEPNET: Soluções para uma qualidade de vida melhor.