Sala decorada com sistema de ar condicionado
Ambiente climatizado exige manutenção periódica no sistema de ar condicionado

Médicos suspeitam que Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), internado por pneumonite por hipersensibilidade, tenha se contaminado em ambiente com ar condicionado sem manutenção.

Esta semana o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, foi internado e diagnosticado com pneumonite por hipersensibilidade. Segundo o site de notícias Yahoo, a suspeita é que a doença tenha relação com a exposição a fungos, ácaros ou bactérias espalhados pelo ambiente de trabalho.

A situação coloca em evidência um ponto importante, que muitas vezes não recebe a atenção necessária dos administradores das empresas. O Ministério da Saúde exige através da Resolução – RE nº 9, de 16 de janeiro de 2003, que as a empresas devem contratar um serviço especializado para a execução da manutenção preventiva e higienização da rede de dutos de ar condicionado. 

Leia também:

Manutenção preventiva do ar-condicionado favorece economia de energia

Higienização do ar condicionado previne doenças respiratórias

Importância da limpeza dos dutos de ar condicionado

O sistema de ar condicionado é desenvolvido para distribuir o fluxo de ar nos ambientes. Após a instalação e funcionamento do sistema, os responsáveis pela administração das empresas devem realizar a manutenção e limpeza periódica, seguindo as normas determinadas para manter a qualidade do ar. Especialistas da área de saúde alertam que o acúmulo de sujeira nos dutos facilita o desenvolvimento de micro-organismos, como fungos e bactérias, que podem causar doenças respiratórias, infecção pulmonar e problemas alérgicos. O que, provavelmente, ocasionou a internação do Dias Toffoli. 

Manutenção periódica

Ao realizar a manutenção periódica no sistema de ar condicionado as empresas proporcionam saúde e bem estar aos seus funcionários, e ainda estarão seguindo as orientações da lei. De acordo com Luiz Eduardo Machado, engenheiro e diretor da Lepnet Engenharia de Manutenção Integrada, um sistema de ar condicionado eficiente é essencial para a saúde dos colaboradores. “Ao realizar a higienização do ar condicionado regularmente é assegurada a redução no nível de poluentes no ambiente, evitando  a propagação de micro-organismos nocivos a saúde. Independente do sistema de ar condicionado que a empresa possui, é importante contratar pessoal qualificado para a execução desse serviço”, explica.  

Mantenha a manutenção do sistema de ar condicionado de sua empresa em dia

A LEPNET Empresa de Engenharia de Manutenção Integrada possui 17 anos de experiência na manutenção predial (hidráulica, elétrica, civil e serviços gerais) e em ar condicionado, projeto, instalação, manutenção e balanceamento da distribuição do ar. Você pode confiar em nossos profissionais e serviços. Entre em contato para uma visita técnica por e-mail ou Whatsapp

LEPNET: Soluções para uma qualidade de vida melhor.