O enfrentamento à pandemia COVID-19 continua, no entanto, com a flexibilização do isolamento e planejamento da volta às aulas, instituições educacionais se preparam para receber alunos

Alguns estados brasileiros apresentaram queda considerável de novos casos de COVID-19. A notícia colocou em destaque os procedimentos de reabertura em diversos segmentos do mercado. Municípios estão se programando para a reabertura das escolas. O planejamento exige o desenvolvimento de ações que incluam o distanciamento social e medidas sanitárias para evitar a propagação e o contágio do COVID-19 no ambiente escolar. 

Segundo a Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep), as instituições particulares atendem cerca de 15 milhões de alunos atualmente. Por isso, divulgaram um plano com medidas para a retomada gradativa e segura das atividades educacionais.  

Entre as ações detalhadas no plano,  está o  uso obrigatório de máscaras, organização de espaços para que os estudantes mantenham uma distância mínima de 1 metro e frascos de álcool em gel distribuídos nos ambientes escolares. 

Leia também:

Manutenção preventiva do ar-condicionado favorece economia de energia

Higienização do ar condicionado previne doenças respiratórias

Importância da limpeza dos dutos de ar condicionado

Além destes itens, especialistas recomendam que haja prioridade com relação a boa circulação de ar nos ambientes das salas de aula. É nesse momento que o sistema de ar condicionado passa a ser um aliado nesta situação. Alertamos, que para um bom desempenho do sistema de ar condicionado é importante que haja a renovação do ar, calculada em função do ambiente e sua ocupação. 

Garantir a diluição do ar é essencial para ambientes climatizados

No entanto, para isso, é preciso que a manutenção do sistema de ar condicionado esteja em dia. De acordo com Luiz Eduardo Machado, engenheiro e diretor da Lepnet Engenharia de Manutenção Integrada, o sistema de refrigeração precisa de atenção especial já que a falta de limpeza e higienização facilitam a proliferação de fungos e bactérias, que podem causar doenças respiratórias, infecção pulmonar e problemas alérgicos nos usuários.  “A higienização dos equipamentos deve ser periódica e ocorre mensalmente quando a manutenção preventiva é realizada”, explica Machado. 

Escolas, centros educacionais e universidades que possuem o sistema de ar condicionado devem procurar empresas especializadas, tanto para realizar a manutenção como para adequar a distribuição do ar para a quantidade de alunos que voltarão a ocupar as salas de aula. Além disso, as instituições devem ficar atentas à constante renovação do ar nestes ambientes para evitar a propagação do novo coronavírus. 

Mantenha a manutenção do sistema de ar condicionado de sua empresa em dia

A LEPNET Empresa de Engenharia de Manutenção Integrada possui 17 anos de experiência na manutenção predial (hidráulica, elétrica, civil e serviços gerais) e em ar condicionado, projeto, instalação, manutenção e balanceamento da distribuição do ar. Você pode confiar em nossos profissionais e serviços. Entre em contato para uma visita técnica por e-mail ou Whatsapp

LEPNET: Soluções para uma qualidade de vida melhor.