Novo “normal” exige distanciamento, constante higienização e adequação do ambiente de trabalho

A pandemia de Covid-19 esvaziou os escritórios de forma inesperada, levando muitos profissionais a trabalharem em casa, no formato de home office. Com a queda no índice de contaminação em diversos estados, governadores e prefeitos têm anunciado a flexibilização do isolamento e liberado diversos setores do comércio para retomarem as atividades. 

Muitas empresas já começam a planejar como vão organizar o escritório para o retorno às atividades presenciais, ainda que parcialmente. Muitos executivos demonstraram ter a intenção de seguir a tendência de escritórios mais compactos, com menos pessoas circulando e estações de trabalho sendo redistribuídas, para atender o distanciamento mínimo de 1,5m entre as mesas.

De acordo com Luiz Eduardo Machado, engenheiro e diretor da Lepnet Engenharia de Manutenção Integrada, houve aumento na procura por readequação nos últimos meses. “Nossa equipe de engenheiros está atuando em conjunto com arquitetos oferecendo análise técnica do ambiente corporativo, no intuito de ajustar o novo layout em função da determinação do distanciamento entre as pessoas”, enfatiza o engenheiro. 

Leia também:

Manutenção preventiva do ar-condicionado favorece economia de energia

Higienização do ar condicionado previne doenças respiratórias

Importância da limpeza dos dutos de ar condicionado

Além de ambientes mais limpos, mobiliários separados por acrílicos e espaços destinados para guardar objetos pessoais, existe uma preocupação constante das pessoas com o ar condicionado. Por isso, Machado explica que tão importante quanto a mudança do layout é o ajuste no sistema de ar condicionado. “Em paralelo com a mudança das estações de trabalho e salas de reuniões, é preciso fazer a adequação do sistema de ar condicionado visando a correta distribuição do ar para a quantidade de profissionais que ocuparão o escritório”, explica. 

Além disso, especialistas recomendam que haja prioridade com relação a boa circulação de ar nos ambientes corporativos. É nesse momento que o sistema de ar condicionado passa a ser um aliado nesta situação. Alertamos, que para um bom desempenho do sistema de ar condicionado é importante que haja a renovação do ar, calculada em função do ambiente e sua ocupação. 

Escritórios corporativos que possuem o sistema de ar condicionado devem procurar empresas especializadas, tanto para realizar a manutenção como para adequar a distribuição do ar. Além disso, os responsáveis pelo escritório devem ficar atentos à constante renovação do ar, item essencial para evitar a propagação do novo coronavírus. 

Mantenha a manutenção do sistema de ar condicionado de sua empresa em dia

A LEPNET Empresa de Engenharia de Manutenção Integrada possui 17 anos de experiência na manutenção predial (hidráulica, elétrica, civil e serviços gerais) e em ar condicionado, projeto, instalação, manutenção e balanceamento da distribuição do ar. Você pode confiar em nossos profissionais e serviços. Entre em contato para uma visita técnica por e-mail ou Whatsapp

LEPNET: Soluções para uma qualidade de vida melhor.