Administração de espaços de treinos de musculação e práticas esportivas começaram a adequar espaços coletivos para evitar a propagação do novo coronavírus.

No mês de maio, o  presidente Jair Bolsonaro incluiu as academias na lista de serviços considerados essenciais durante a pandemia do novo coronavírus. Esta ação levou os administradores de academias a se prepararem para a reabertura dos espaços esportivos. 

Para orientar os estabelecimentos deste segmento, a Associação Brasileira de Academias (ACAD) elaborou um manual com medidas que devem ser seguidas por todas as unidades. Entre elas, estão: disponibilizar álcool em gel e kits de limpeza pelo estabelecimento, realizar higienização de duas a três vezes por dia e aferir a temperatura de funcionários e alunos. No quesito distanciamento, a ACAD sugere a delimitação de 1,5 metro de distância entre as pessoas.

Leia também:

Manutenção preventiva do ar-condicionado favorece economia de energia

Higienização do ar condicionado previne doenças respiratórias

Importância da limpeza dos dutos de ar condicionado

Além de todos cuidados, especialistas recomendam que haja prioridade com relação a boa circulação de ar nos ambientes da academia. É nesse momento que o sistema de ar condicionado passa a ser um aliado nesta situação. Alertamos, que para um bom desempenho do sistema de ar condicionado é importante que haja a renovação do ar, calculada em função do ambiente e sua ocupação. 

Garantir a diluição do ar é essencial para ambientes climatizados

No entanto, para isso, é preciso que a manutenção do sistema de ar condicionado esteja em dia. De acordo com Luiz Eduardo Machado, engenheiro e diretor da Lepnet Engenharia de Manutenção Integrada, o sistema de refrigeração precisa de atenção especial já que a falta de limpeza e higienização facilitam a proliferação de fungos e bactérias, que podem causar doenças respiratórias, infecção pulmonar e problemas alérgicos nos usuários.  “A higienização dos equipamentos deve ser periódica e ocorre mensalmente quando a manutenção preventiva é realizada”, explica Machado. 

Diante de todos os cuidados que estão sendo tomados pelas academias, os administradores destes locais devem procurar especialistas que verifiquem as instalações de ar condicionado e garantam o bom funcionamento do sistema, assim como a renovação do ar, item essencial para todo ambiente climatizado.  

Mantenha a manutenção do sistema de ar condicionado de sua empresa em dia

A LEPNET Empresa de Engenharia de Manutenção Integrada possui 17 anos de experiência na manutenção predial (hidráulica, elétrica, civil e serviços gerais) e em ar condicionado, projeto, instalação, manutenção e balanceamento da distribuição do ar. Você pode confiar em nossos profissionais e serviços. Entre em contato para uma visita técnica por e-mail ou Whatsapp

LEPNET: Soluções para uma qualidade de vida melhor.