Após meses de restaurantes e bares fechados, estabelecimentos se adequam para voltar a receber o público.

Desde o início do mês de Julho, bares e restaurantes tiveram autorização da prefeitura de São Paulo para reabrir por seis horas diárias e horário de fechamento pré-estabelecido, às 17h. A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) divulgou recentemente resultados de uma pesquisa, que revelou que 59% dos bares e restaurantes da cidade de São Paulo não pretendem participar da reabertura, mediante as regras estabelecidas pela prefeitura, que proíbem mesas na calçada e limitam o horário de funcionamento até às 17h.

Os que já estão em funcionamento implementaram o protocolo de ações estabelecido pela Prefeitura de São Paulo em acordo com o Sindicato dos trabalhadores em Hotéis, Apart Hotéis, Motéis, Flats, Restaurantes, Bares, Lanchonetes e Similares de São Paulo e Região (Sinthoresp). As medidas preventivas e de segurança para a operação desses estabelecimentos, durante a pandemia, incluem: capacidade reduzida; mesas distanciadas; álcool em gel na porta, talheres embalados, menu por QR code e uso de máscaras e protetores faciais de acrílico obrigatório por parte dos funcionários do salão. 

Leia também:

Manutenção preventiva do ar-condicionado favorece economia de energia

Higienização do ar condicionado previne doenças respiratórias

Importância da limpeza dos dutos de ar condicionado

No entanto, especialistas alertam que, além dos cuidados sanitários, deve-se ter atenção redobrada, com ambientes climatizados, pois o sistema de ar condicionado precisa atender as normas técnicas no que diz respeito sobre a renovação de ar. Estudos publicados recentemente, indicaram que a COVID-19 pode ser transmitida pelo ar. Se houver uma pessoa contaminada em ambiente com ar condicionado, outras pessoas que estiverem no local, sem máscara de proteção, podem ser infectadas. 

Especialistas indicam que a melhor forma de impedir a proliferação de COVID-19 em ambientes climatizados é através da renovação do ar, quando o sistema do ar condicionado joga para fora o ar interno e traz o ar renovado, de fora do ambiente para dentro. Alguns bares e restaurantes não possuem janelas que podem ser abertas para obter ventilação natural. Por isso, o sistema de ar condicionado se torna um aliado no combate a propagação do vírus, principalmente, se estiver com a manutenção, higienização e limpeza em dia.

Bares, restaurantes e padarias que possuem sistema de ar condicionado devem procurar empresas especializadas, tanto para realizar a manutenção como para adequar a distribuição do ar para a quantidade de funcionários e clientes que circulam nesses ambientes. Além disso, os estabelecimentos devem estar atentos à constante renovação do ar para evitar a propagação do novo coronavírus. 

Mantenha a manutenção do sistema de ar condicionado de sua empresa em dia

A LEPNET Empresa de Engenharia de Manutenção Integrada possui 17 anos de experiência na manutenção predial (hidráulica, elétrica, civil e serviços gerais) e em ar condicionado, projeto, instalação, manutenção e balanceamento da distribuição do ar. Você pode confiar em nossos profissionais e serviços. Entre em contato para uma visita técnica por e-mail ou Whatsapp

LEPNET: Soluções para uma qualidade de vida melhor.