Ar-condicionado remove cerca de 50% das partículas aerossóis no ambiente, diz especialista

29/01/2021

Abrir as janelas ajuda a aumentar o nível de partículas que são expulsas do sistema, além de reduzir a transmissão de aerossóis entre as pessoas no local sistema de ar condicionado_foto getty images Após um ano de pandemia e em um novo pico de infecções no início de 2021, entender como o novo coronavírus é transmitido por gotículas e aerossóis em diferentes ambientes pode ajudar a estabelecer medidas de mitigação. Um dos lugares cruciais a ser estudado são as salas de aula — que, no Brasil, voltarão a ser ocupadas a partir de fevereiro.   A velocidade do fluxo de distribuição e o tamanho das partículas são fundamentais para compreender o transporte de aerossóis, que é uma das principais maneiras de transmissão da Covid-19. Essas partículas são liberadas durante a respiração (exalação), fala, tosse ou espirro.  
Leia também:
Manutenção preventiva do ar-condicionado favorece economia de energia
Higienização do ar condicionado previne doenças respiratórias
Importância da limpeza dos dutos de ar condicionado
Em um estudo publicado no fim de 2020 no periódico Physics of Fluids, da AIP Publishing, pesquisadores da Universidade do Novo México, nos Estados Unidos, usaram dinâmica computacional de partículas para explorar o transporte dos aerossóis dentro de um modelo de sala de aula com ar-condicionado. Eles descobriram que abrir as janelas ajuda a aumentar o nível de partículas que são expulsas do sistema em 40%, além de reduzir a transmissão de aerossóis entre as pessoas no local.   “Cerca de 70% de partículas de 1 micrômetro exaladas saem do sistema quando as janelas ficam abertas”, disse Khaled Talaat, um dos autores, em comunicado. “O ar-condicionado remove cerca de 50% das partículas liberadas durante a exalação e fala, mas o restante acaba depositado nas superfícies da sala e pode voltar ao ar.”  
Leia também:
Teste, Ajuste e Balanceamento do ar condicionado evita reclamações no ambiente corporativo
Benefícios da renovação do ar no ambiente climatizado
A importância da qualidade do ar em ambientes fechados

           

As partículas são transmitidas em grande quantidade (até 1% das partículas exaladas) entre os estudantes, mesmo que cada um esteja a uma distância de 2,4 metros, por causa do fluxo de ar. “A distribuição de aerossóis não é uniforme, por causa do ar-condicionado e da localização da fonte”, disse Talaat. “O posicionamento dos estudantes dentro da sala afeta a probabilidade de transmissão e recebimento de partículas.”   Uma das surpresas dos pesquisadores foi descobrir que uma tela de vidro na frente das carteiras reduziu significativamente a transmissão das partículas. Embora não impeçam a transmissão diretamente, essas estruturas afetam o fluxo do ar.   Para que as escolas possam reabrir, uma das recomendações do grupo de pesquisadores é deixar as janelas abertas sempre que possível e instalar telas de vidro na frente das mesas. O posicionamento das carteiras também é relevante: no modelo, os cantos dos fundos são os lugares mais seguros.   Outro destaque vai para a importância da limpeza das mãos, já que as partículas podem ser transmitidas mesmo se respeitada a distância de 2,4 metros, e de um sistema de filtragem e esterilização nos aparelhos de ar-condicionado.   Leia o texto completo no site original: Revista Galileu   Mantenha a manutenção do sistema de ar condicionado de sua empresa em dia A LEPNET Empresa de Engenharia de Manutenção Integrada possui 17 anos de experiência na manutenção predial (hidráulica, elétrica, civil e serviços gerais) e em ar condicionado, (projeto, instalação, manutenção e balanceamento da distribuição do ar). Você pode confiar em nossos profissionais e serviços. Entre em contato para uma visita técnica por e-mail ou Whatsapp LEPNET: Soluções para uma qualidade de vida melhor.