Coworking se adapta para novo cenário do mercado

23/10/2020

Espaços antes utilizados por autônomos e pequenas empresas agora atendem  organizações que promovem rotina de trabalho mais flexível

A pandemia da Covid-19 promoveu mudanças no mercado empresarial que após longos meses de isolamento e escritórios vazios e precisou se reinventar para se adaptar ao "novo normal". Durante o isolamento muitos executivos perceberam que trabalhando no formato de home office os projetos não deixaram de ser executados e todos conseguiram se adaptar à nova rotina, cada um em sua casa e reuniões feitas através de salas virtuais.

No entanto, muitas empresas adotaram a tendência de retomar as atividades presenciais ocupando espaços mais enxutos e criaram escalas para que o ambiente esteja sempre com equipe reduzida. Nessa situação, os espaços de coworkings têm sido uma das soluções encontradas para uma rotina flexível. 

Leia também:

Manutenção preventiva do ar-condicionado favorece economia de energia

Higienização do ar-condicionado previne doenças respiratórias

Importância da limpeza dos dutos de ar-condicionado

Os coworkings proporcionam um ambiente com a estrutura de salas de reunião e tecnologias necessárias para a realização dos trabalhos. Porém, tanto coworkings como escritórios corporativos, precisam de atenção redobrada com o sistema de ar condicionado nestes ambientes. 

Especialistas recomendam que haja prioridade com relação a boa circulação de ar nos ambientes em que os colaboradores circulam. E, o sistema de ar condicionado passa a ser um aliado para alcançar esse objetivo. Tendo atenção especial para o bom desempenho do sistema de ar condicionado proporcionando a renovação do ar, calculada em função do ambiente e sua ocupação. 

Garantir a diluição do ar é essencial para ambientes climatizados

Para isso, é preciso que a manutenção do sistema de ar condicionado esteja em dia. De acordo com Luiz Eduardo Machado, engenheiro e diretor da Lepnet Engenharia de Manutenção Integrada, o sistema de refrigeração precisa de atenção especial já que a falta de limpeza e higienização facilitam a proliferação de fungos e bactérias, que podem causar doenças respiratórias, infecção pulmonar e problemas alérgicos nos usuários.  “A higienização dos equipamentos deve ser periódica e ocorre mensalmente quando a manutenção preventiva é realizada”, explica Machado. 

Coworking e escritórios corporativos que possuem o sistema de ar condicionado devem procurar empresas especializadas, tanto para realizar a manutenção como para avaliar se a renovação de ar está adequada para o ambiente. Além disso, coworking e escritórios corporativos devem ficar atentos à constante renovação do ar nestes ambientes para evitar a propagação do novo coronavírus. 

Mantenha a manutenção do sistema de ar condicionado de sua empresa em dia

A LEPNET Empresa de Engenharia de Manutenção Integrada possui 17 anos de experiência na manutenção predial (hidráulica, elétrica, civil e serviços gerais) e em ar condicionado, projeto, instalação, manutenção e balanceamento da distribuição do ar. Você pode confiar em nossos profissionais e serviços. Entre em contato para uma visita técnica por e-mail ou Whatsapp

LEPNET: Soluções para uma qualidade de vida melhor.