Indústrias: Adequação e higiene para manter os funcionários seguros

02/10/2020

Locais com grande fluxo de colaboradores exigem atenção e cuidados especiais

A pandemia de Coronavírus forçou empresas no país inteiro a interromperem as atividades presenciais em escritórios e lojas. Alguns setores se organizaram, colocando seus colaboradores em trabalhos no formato home office. No entanto, parte da indústria não pode interromper as atividades, principalmente a alimentícia, que é responsável pelo abastecimento de mercados e comércios, que atendem milhões de pessoas. Estas fábricas, por serem locais que reúnem grande quantidade de funcionários, e geralmente em funções que as pessoas estão muito próximas uma das outras, se tornaram foco de transmissão de COVID-19, apresentando alta taxa de contaminados.  

Leia também:

Manutenção preventiva do ar-condicionado favorece economia de energia

Higienização do ar condicionado previne doenças respiratórias

Importância da limpeza dos dutos de ar condicionado

Nas indústrias, cuidados relacionados a limpeza, aferição de temperatura e exigência de máscaras redobraram nesse período, exatamente para tentar evitar a disseminação do vírus. No entanto, estes locais tendem a ser fechados e climatizados, exigindo que o sistema de ar condicionado esteja de acordo com as normas técnicas para evitar a proliferação de vírus e bactérias pelo ar. 

Renovação de Ar

Todo local que possui ar condicionado precisa ter um projeto adequado, para que a distribuição de ar e a renovação esteja adequada para a quantidade de pessoas que circulam no ambiente, assim como, para o tipo de atividade que é realizado ali. Estudos publicados recentemente, indicaram que a COVID-19 pode ser transmitida pelo ar. Se houver uma pessoa contaminada em ambiente com ar condicionado, outras pessoas que estiverem no local, sem máscara de proteção, podem ser infectadas. 

Para lidar com essa situação, especialistas indicam que a melhor forma de impedir a proliferação de COVID-19 em ambientes climatizados é através da renovação do ar.. Geralmente a estrutura das fábricas são climatizadas, não possuem janelas para obter ventilação natural. Por isso, o sistema de ar condicionado se torna um aliado no combate a propagação do vírus, principalmente, se estiver com a manutenção, higienização e limpeza em dia.

Neste caso, deve-se ter a orientação de especialistas no assunto, como o Luiz Eduardo Machado, engenheiro e diretor da Lepnet Engenharia de Manutenção Integrada, que há 17 anos desenvolve projetos de sistemas de ar condicionado e realiza manutenção nestas redes. “Devido a pandemia as pessoas passaram a entender a importância da renovação do ar em ambientes climatizados. Por isso, temos atendido indústrias que pensam no bem estar de seus colaboradores e precisam fazer a manutenção e ajustes necessários no sistema de ar condicionado”, explica. 

Mantenha a manutenção do sistema de ar condicionado de sua empresa em dia

A LEPNET Empresa de Engenharia de Manutenção Integrada possui 17 anos de experiência na manutenção predial (hidráulica, elétrica, civil e serviços gerais) e em ar condicionado, projeto, instalação, manutenção e balanceamento da distribuição do ar. Você pode confiar em nossos profissionais e serviços. Entre em contato para uma visita técnica por e-mail ou Whatsapp

LEPNET: Soluções para uma qualidade de vida melhor.