A importância da qualidade do ar em ambientes fechados

27/03/2020

Item obrigatório quando se fala em ar-condicionado; manutenção é de extrema importância para a saúde e bem estar dos indivíduos

Ambientes fechados como escritórios, clínicas e lojas exigem um sistema de ar-condicionado para realizar a circulação de ar limpo. Apesar de ser a melhor opção de climatização, é preciso muita atenção para não afetar a saúde e bem estar das pessoas que circulam no local.

Para não desenvolver problemas de saúde, devido a presença de agentes contaminantes no ar, é preciso realizar a higienização dos equipamentos de ar-condicionado, com especial atenção para a limpeza dos filtros de ar, e ter em dia a manutenção periódica exigida através da Resolução – RE nº 9, de 16 de janeiro de 2003, do Ministério da Saúde e fiscalizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a ANVISA. 

Outro fator importante que deve ser levado em conta é a análise microbiológica do ar, que deve ser feita semestralmente. Caso indique nível elevado de CO2 no ambiente deve-se analisar se é proveniente da rede de dutos ou da tomada de ar externo para que se tome as providências necessárias. 

De acordo com Luiz Eduardo Machado, engenheiro e diretor da LEPNET, empresa de Engenharia de Manutenção Integrada, além da manutenção os profissionais especializados devem ter sempre em mente a qualidade do ar nos ambientes. “Ao realizar a manutenção periódica se obtém inúmeros benefícios para o bem estar dos usuários, interferindo diretamente no aumento da sua ´produtividade”, afirma o especialista.

Os fatores que interferem diretamente na qualidade do ar interno, e que devem ser levados em consideração quando se realiza a manutenção periódica de sistemas de ar-condicionado, atendendo ao Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC), são:

  • Velocidade do Ar Uniforme
  • Distribuição do ar Calculada
  • Nível de Ruído Conforme Normas
  • Nível de Poluentes Controlados
  • Temperatura Controlada

O conjunto destes itens proporcionam os seguintes resultados: 

  • Ambiente seguro e funcional
  • Nível de satisfação dos usuários
  • Redução no Índice de afastamento
  • Melhoria no Rendimento operacional. 

Mantenha a manutenção do sistema de ar condicionado de sua empresa em dia

A LEPNET Empresa de Engenharia de Manutenção Integrada possui 17 anos de experiência na manutenção predial (hidráulica, elétrica, civil e serviços gerais) e em ar-condicionado, projeto, instalação, manutenção e balanceamento da distribuição do ar. Você pode confiar em nossos profissionais e serviços. Entre em contato para uma visita técnica por e-mail ou Whatsapp

LEPNET: soluções para uma qualidade de vida melhor.