Hospitais e laboratórios se adequam para atender pacientes com e sem COVID-19

02/10/2020

É preciso seguir as regras para manter o ambiente seguro e evitar a proliferação do novo coronavírus.

Desde o início da pandemia, todos estão atentos com os cuidados essenciais para evitar a propagação do vírus que causa a COVID-19, que é transmitido principalmente por meio de gotículas geradas quando uma pessoa infectada tosse ou espirra. Hospitais, clínicas médicas e laboratórios, ambientes que costumam receber grande número de pessoas, devem atender regras rígidas para manter a qualidade do ar e limpeza de seu ambiente interno.

Um dos pontos de atenção que gestores hospitalares estão atentos  é em relação a qualidade do ar, já que doenças infecciosas são transmitidas pelo ar. Sendo assim, o sistema do ar condicionado tem um papel fundamental no dia a dia destes locais, sendo responsável pelo conforto térmico para pacientes, funcionários e todo o corpo médico. 

O ambiente hospitalar exige atenção diferenciada, comparando-o com outros setores do mercado, por isso existem normas e leis, que quando atendidas, mantém o ar do local adequado. Em destaque, a norma 7256:2005 que estabelece parâmetros e requisitos dentro dos estabelecimentos assistenciais de saúde. A principal função é controlar como deve ser feita a instalação do sistema de climatização hospitalar, entre outras ações, estabelecer a necessidade da limpeza e manutenção periódica. Já a lei 13.589/2018, tornou obrigatória a manutenção de ar condicionado dentro de prédios públicos e privados coletivos, assim como os hospitais. 

Leia também:

Manutenção preventiva do ar-condicionado favorece economia de energia

Higienização do ar condicionado previne doenças respiratórias

Importância da limpeza dos dutos de ar condicionado

A manutenção da rede de ar condicionado deve ser realizada periodicamente, e traz inúmeros benefícios para os usuários do ambiente, além de aumentar a vida útil dos aparelhos e gerar economia de energia. Segundo Luiz Eduardo Machado, engenheiro e diretor da Lepnet Engenharia de Manutenção Integrada, o sistema de ar condicionado para hospitais faz com que o ambiente fique climatizado e ventilado, "Quando projetado adequadamente o sistema de ar condicionado renova todo o ar do local, mantém a temperatura adequada, sendo assim, evita a proliferação de bactérias", enfatiza. 

Renovação de Ar

Independente do tamanho do ambiente,  todo local que possui ar condicionado precisa ter um projeto adequado, para que a distribuição de ar e a renovação esteja adequada e colabore na diluição do coronavírus. Por isso, o sistema de ar condicionado deve passar por manutenção, higienização e limpeza regularmente, e além disso, ter a renovação do ar constantemente.

Mantenha a manutenção do sistema de ar condicionado de sua empresa em dia

A LEPNET Empresa de Engenharia de Manutenção Integrada possui 17 anos de experiência na manutenção predial (hidráulica, elétrica, civil e serviços gerais) e em ar condicionado, projeto, instalação, manutenção e balanceamento da distribuição do ar. Você pode confiar em nossos profissionais e serviços. Entre em contato para uma visita técnica por e-mail ou Whatsapp

LEPNET: Soluções para uma qualidade de vida melhor.