Ar-condicionado pode contribuir para a transmissão do coronavírus?

10/07/2020

Segundo a PROTESTE, a resposta depende do tipo de aparelho

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, muitas empresas adotaram ao home office. Mas como se proteger dentro de casa? Será que o ar-condicionado do seu apartamento ou da sua casa pode contribuir para a transmissão do novo coronavírus? Segundo a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (PROTESTE), a resposta depende do tipo de ar-condicionado.

Se o aparelho for do tipo split ou de janela, não existe um risco aumentado de contaminação. Diferente do ar-condicionado central, ele não capta o ar de fora para dentro da casa. Apenas esfria o ar que já estava ali. No entanto, como o aparelho não garante a renovação adequada do ar, é preciso tomar alguns cuidados, como:

Leia também:

Manutenção preventiva do ar-condicionado favorece economia de energia

Higienização do ar condicionado previne doenças respiratórias

Importância da limpeza dos dutos de ar condicionado

Garantir a circulação do ar
Segundo a PROTESTE, para garantir a circulação do ar dentro de casa, o ideal é abrir as janelas algumas vezes durante o dia. Contudo, se estiver muito calor, opte em abri-las no início da manhã ou fim da tarde. "A ventilação natural da casa é sempre preferível quando o assunto é saúde", diz a associação em comunicado.

Limpar o filtro do aparelho com mais frequência
Para se proteger, o indicado é higienizar o filtro do ar-condicionado com frequência. Assim, você garante o fluxo constante de ar limpo no ambiente.

Leia também:

Teste, Ajuste e Balanceamento do ar condicionado evita reclamações no ambiente corporativo

Benefícios da renovação do ar no ambiente climatizado

A importância da qualidade do ar em ambientes fechados

Ajustar a temperatura conforme a estação
Os aparelhos de ar-condicionado têm opções para ajustar a temperatura. O ideal é que o ajuste seja feito de acordo com a estação do ano. "Além disso, na época do ano em que estamos (inverno), não é necessário usar o aparelho na potência máxima para proporcionar uma temperatura mais confortável — o que economiza energia", afirma a PROTESTE em comunicado. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a temperatura ideal é em torno de 23ºC.

Fonte: Época Negócios

Mantenha a manutenção do sistema de ar condicionado de sua empresa em dia

Há 17 anos atuamos no mercado em serviços de ar condicionado (projeto, instalação, manutenção, balanceamento da distribuição do ar e limpeza interna e higienização dos dutos) e na manutenção predial (hidráulica, elétrica, civil, layout e serviços gerais).

A Lepnet Engenharia de Manutenção Integrada possui como grande diferencial uma equipe especializada, atendimento customizado, propostas competitivas e a construção da reputação de sua marca com excelente trabalho e parcerias comerciais sólidas. Nosso trabalho é realizado com base em normas nacionais (ABNT) e internacionais (REHVA e ASHRAE).

Entre em contato para uma visita técnica por e-mail contato@lepnet.com.br ou whatsapp 11 94070-7757.

LEPNET: Soluções para uma qualidade de vida melhor.