Covid-19: Importância da renovação do ar em ambientes climatizado

24/06/2020

Ajustes no sistema de ar condicionado colaboram  para a saúde dos colaboradores nos escritórios corporativos

Ambiente fechado que possui grande circulação de pessoas, exige um projeto robusto de ar condicionado. Além disso, é preciso ter uma série de cuidados, entre manutenções periódicas e higienização, para manter a qualidade do ar. No entanto, mesmo tendo atenção com estes itens, é preciso garantir que o ar seja renovado constantemente. Em tempos de pandemia de Covid-19, é preciso estar atento às regras e boas práticas para evitar a contaminação e proliferação de vírus e bactérias.

Luiz Eduardo Machado, engenheiro e diretor da Lepnet Engenharia de Manutenção Integrada, indica a renovação do ar como uma prática importante para o bem estar dos colaboradores e evitar a propagação de doenças. "Escritórios corporativos que possuem sistemas de ar condicionado precisam ter a renovação de ar completa no ambiente de uma em uma hora, através da utilização do ar externo e atendendo às normas técnicas. Sendo assim, ocorre a diluição dos focos de contaminação do vírus", diz Machado.

Leia também:

Manutenção preventiva do ar-condicionado favorece economia de energia

Higienização do ar condicionado previne doenças respiratórias

Consequências da não renovação do ar

A falta de renovação do ar prejudica a produtividade e afeta a saúde de profissionais em ambiente de trabalho. Pessoas que passam muito tempo em um ambiente climatizado sem renovação do ar, relatam sintomas, como: dor de cabeça e sonolência, além da sensação de desconforto.  

Em ambiente sem a renovação adequada de ar, ocorre o aumento de dióxido de carbono (CO2). Em consequência disso, o oxigênio diminui, afetando diretamente na produtividade dos profissionais e aumentando o risco de se contrair doenças respiratórias.

Leia também:

Como resolver a falta de renovação do ar?

O sistema de ar condicionado nos escritórios deve ser projetado de acordo com a metragem do ambiente e o número de pessoas que frequentam o local. Independente do tamanho do ambiente,  a única garantia de se ter a renovação do ar adequada é através de um projeto bem elaborado. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) estabelece as diretrizes necessárias para a elaboração dos projetos levando em conta a renovação do ar externo nos ambientes. “Para resolvermos os problemas de renovação do ar podemos propor alterações ou ajustes no sistema de ar condicionado, com baixos custos e definindo um prazo de implantação”, explica Machado.  

Mantenha a manutenção do sistema de ar condicionado de sua empresa em dia

A LEPNET Empresa de Engenharia de Manutenção Integrada possui 17 anos de experiência na manutenção predial (hidráulica, elétrica, civil e serviços gerais) e em ar condicionado, projeto, instalação, manutenção e balanceamento da distribuição do ar. Você pode confiar em nossos profissionais e serviços. Entre em contato para uma visita técnica por e-mail ou Whatsapp

LEPNET: soluções para uma qualidade de vida melhor.