Importância da limpeza dos dutos de ar condicionado

29/04/2020

Higienização deve ser realizada por empresa qualificada;  A inspeção também é obrigatória e garante a qualidade do ar.

A rede de dutos de ar condicionado é projetada para distribuir o fluxo de ar em diferentes ambientes. Após a instalação e funcionamento do sistema, deve-se realizar a manutenção e limpeza periódica, seguindo as normas determinadas para manter a qualidade do ar. 

Já falamos aqui no blog sobre qualidade do ar  e a importância da manutenção preventiva aqui e aqui. Mas vale sempre lembrar: especialistas alertam que o acúmulo de sujeira nos dutos de ar condicionado facilita o desenvolvimento de micro-organismos (fungos e bactérias) que podem causar doenças respiratórias, infecção pulmonar e problemas alérgicos. 

Para evitar estes problemas e estar dentro dos padrões exigidos pela Resolução – RE nº 9, de 16 de janeiro de 2003, do Ministério da Saúde, a empresa deve contratar um serviço especializado para a execução da manutenção preventiva e higienização da rede de dutos de ar condicionado. 

Como é feita a limpeza dos dutos de ar-condicionado?

O processo de higienização dos dutos é dividido em fases, que contemplam desde a análise do projeto de dutos para definição dos acessos para limpeza, como avaliação do estado geral no interior dos dutos com filmagem parcial do sistema por amostragem em áreas acessíveis, realizado através do sistema de monitoramento robotizado.

  • Inspeção Visual:

Após análise ou então no próprio local das instalações, determina-se às áreas para a cobertura de móveis e fechamento das janelas, onde será introduzido o robô que filmará o interior dos dutos, levantando possíveis interferências para a execução da limpeza.

  • Limpeza por Escovação Mecânica:

Através destas visitas é introduzida no interior dos dutos a escova removendo 99% dos resíduos sólidos que aderiram nas paredes. Os resíduos sólidos quando retirados do interior de duto, são recolhidos por uma máquina coletora de pó, evitando desta forma a propagação ou recontaminação do ambiente. 

  •  Limpeza Fina

Após o processo de escovação mecânica é possível que ocorra dispersão de poeira dentro dos dutos, sendo assim, este resíduo será retirado por meio de processo de sopro, realizado através de uma sonda que injeta ar comprimido e retira toda poeira que tenha sido depositada no interior do duto e aspirada pela máquina coletora, sendo uma complementação da limpeza. 

Certificações e atestados

A limpeza dos dutos deve ser realizada periodicamente, e a cada higienização é emitido um certificado com atestado de higienização e laudo biológico, garantindo que as condições do ar estão dentro dos padrões exigidos pela Anvisa. Além disso, o cliente recebe uma mídia da filmagem com relatório técnico fotográfico de toda a prospecção e evolução dos serviços executados

Mantenha a manutenção do sistema de ar condicionado de sua empresa em dia

A LEPNET Empresa de Engenharia de Manutenção Integrada possui 17 anos de experiência na manutenção predial (hidráulica, elétrica, civil e serviços gerais) e em ar-condicionado, projeto, instalação, manutenção e balanceamento da distribuição do ar. Você pode confiar em nossos profissionais e serviços. Entre em contato para uma visita técnica por e-mail ou Whatsapp

LEPNET: soluções para uma qualidade de vida melhor.