Manutenção predial: Saiba quais são os cuidados essenciais

23/04/2020

Inspeções periódicas realizadas de forma preventiva proporcionam o bom funcionamento dos sistemas da edificação.

Administradores de condomínio empresarial possuem diversos itens sob sua responsabilidade, entre eles, a necessidade de realizar periodicamente a manutenção predial, para prevenir problemas estruturais, gastos com danos inesperados e manter a funcionalidade e conservação de itens e áreas comuns do prédio ou condomínio. 

Realizar a manutenção predial preventiva e corretiva compreende diversas ações que fazem parte da conservação do imóvel

Metodologia do trabalho

A Lepnet Engenharia de Manutenção Integrada desenvolveu uma metodologia de trabalho, que é colocada em prática na contratação dos serviços. De acordo com Luiz Eduardo Machado, engenheiro e diretor da Lepnet, este formato de trabalho tem rendido resultados positivos ao longo dos 17 anos que está à frente da empresa. Basicamente, a metodologia utilizada é a seguinte: 

  • Levantamento inicial - Na contratação dos serviços são realizadas inspeções e análises da situação do imóvel, que indicam a necessidade ou não, de melhorias ou correções que devem ser executadas. 
  • Dimensionamento da equipe - A partir da área do imóvel, tipo de atividade e ocupação, quantidade de usuários. 
  • Periodicidade da atividade - Definida em função do dimensionamento da equipe e das tarefas a serem executadas. 
  • Relatório gerencial - Desenvolvemos um  relatório on-line, com todas as informações referentes às atividades do contrato, tais como: Resumo das atividades do mês; Principais ocorrências verificadas;  Sugestões para melhorias no sistema;  Questionário para avaliação dos serviços.

Quais são os serviços realizados?

Durante a manutenção do prédio ou condomínio, o engenheiro responsável tende a ficar atento a itens e ações que podem prevenir problemas e realizar correções, como a reparação de danos. 

Além disso, o profissional está qualificado para, sempre que necessário, indicar a modernização de estruturas, com o intuito de melhorar a qualidade de vida dos usuários e aumentar a longevidade de sistemas, sempre atendendo as normas técnicas vigentes. Veja abaixo, alguns  itens que merecem atenção na manutenção: 

  • Instalação elétrica

O técnico responsável pela manutenção verifica os quadros, equipamentos e toda a parte elétrica predial. Avalia também se está acontecendo oscilações de energia, queima de equipamentos ou lâmpadas. Realiza a revisão nos quadros elétricos, incluindo: Medição da temperatura dos componentes usando hi-tech; Medição de corrente e tensão; Reapertos dos componentes, em geral; Limpeza interna e externa dos gabinetes; Troca de lâmpadas;  Troca de reatores; Revisão em tomadas de força; Execução de pequenas instalações em geral.

  • Instalações hidráulicas

O técnico realiza as seguintes atividades: Revisão nas instalações, desentupimento de componentes, verificação de registros e torneiras, verificação e correção de vazamentos em pias e vasos sanitários, limpeza de ralos e sifões, troca de reparos em válvulas dos sanitários.  

  • Civil 

Executamos pequenos retoques de pintura; reparos em pisos e paredes; reparos em carpetes e outros serviços.

  • Serviços Gerais

Colocação de quadros em geral (avisos e decorativos); Pequenos ajustes em mobiliários (mesas, cadeiras e armários); Ajustes em portas; Gerenciamento e controle do estoque de peças sobressalentes utilizadas para reposição (lâmpadas, reatores, reparos, etc.); Pequenas mudanças de estação de trabalho e outros serviços gerais.

  • Gerenciamento de serviços de terceiros

Realizamos acompanhamento e controle dos serviços executados por terceiros, como por exemplo, o que diz respeito ao ar condicionado, em conformidade com o PMOC, tais como:  Análise microbiológica do ar (semestral) e limpeza interna e higienização dos dutos de ar condicionado.

Realize a manutenção predial e mantenha o conforto dos seus colaboradores

A LEPNET Empresa de Engenharia de Manutenção Integrada possui 17 anos de experiência na manutenção predial (hidráulica, elétrica, civil e serviços gerais) e em ar-condicionado, projeto, instalação, manutenção e balanceamento da distribuição do ar. Você pode confiar em nossos profissionais e serviços. Entre em contato para uma visita técnica por e-mail ou Whatsapp

LEPNET: soluções para uma qualidade de vida melhor.