Sem a devida limpeza no ar-condicionado, bactérias, ácaros e fungos em ambientes climatizados são comuns, alertam especialistas

17/07/2020

Apesar da não comprovação de que o ar-condicionado dissemina o novo Coronavírus, engenheiros químicos e mecânicos ressaltam que o mau uso do equipamento traz riscos à saúde. Em tempos de pandemia, uma hipótese levantada por entidades como a Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava) chama a atenção.

O novo Coronavírus pode ser transmitido através de climatizadores de ambientes? A tese ainda não foi comprovada, mas especialistas do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) alertam para a importância da manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos, porque a proliferação de bactérias, ácaros e fungos em ambientes climatizados é comum. Inclusive, leis federais e normativas de 1998, 2003 e 2018 exigem maiores cuidados com os aparelhos por meio do Plano de Manutenção Operação e Controle para Ar-Condicionado (PMOC).

A aplicação ocorre em diversos segmentos de atuação, como shoppings, lojas, restaurantes, farmácias, hospitais e residências, porque o Plano garante a qualidade do ar e a preservação da saúde.

Leia também:

Manutenção preventiva do ar-condicionado favorece economia de energia

Higienização do ar condicionado previne doenças respiratórias

Importância da limpeza dos dutos de ar condicionado

Os alertas são de profissionais da região Noroeste do Paraná, das áreas de engenharia mecânica e química. A inspetora do Crea-PR, Engenheira Química, Ambiental e Sanitarista, Daniela Traci, diz que é preciso seguir as legislações existentes, manter o controle de qualidade do ar com a limpeza adequada, ventilação, circulação e renovação para evitar a concentração de poluentes que causam, por exemplo, doenças respiratórias como asma, bronquite e rinite.

Atualmente, o Conselho conta com 136 inspetores, distribuídos pelas 36 inspetorias em todo o Paraná. O inspetor é o profissional voluntário designado pelo Crea para melhorar a eficiência das ações de fiscalização, em defesa do exercício profissional e da sociedade.

Leia também:

Teste, Ajuste e Balanceamento do ar condicionado evita reclamações no ambiente corporativo

Benefícios da renovação do ar no ambiente climatizado

A importância da qualidade do ar em ambientes fechados

Daniela ainda reforça que as ações como a filtragem, controle de temperatura, umidade e o monitoramento garantem a qualidade do ar respirado. Estes procedimentos auxiliam a reter partículas, mantêm o nível de dióxido de carbono e inibem a proliferação de determinados organismos, como o que causa a Covid-19.

“A poeira carregada de bactérias, fungos, ácaros e outras impurezas se acumula no interior do aparelho mesmo quando ele está desligado. Então a proliferação em ambientes climatizados é muito comum onde não se tem uma manutenção periódica dos equipamentos. Isto ocorre mesmo que o ar-condicionado não seja utilizado por tempo prolongado”, explica.

Conforme estudos, a boa qualidade do ar interno dos ambientes depende, principalmente, da limpeza ou substituição regular dos filtros (fonte de acúmulo de sujeiras) realizada por técnico especializado. O serviço também inclui testes de funcionamento, verificação de possíveis falhas, peças soltas ou danificadas, evitando mau cheiro (odor característico de umidade, com mofo) e gotejamento na unidade interna. Quando tudo está em ordem, a vida útil dos aparelhos é mantida, assim como a economia de energia e o funcionamento correto das máquinas. Listamos os principais problemas que a falta de manutenção dos aparelhos causa:

• Problemas respiratórios aos usuários;
• Aumento dos ruídos produzidos pelo aparelho;
• Perda da capacidade de refrigerar o ambiente;
• Congelamento das peças e corrosão;
• Obstrução e entupimento dos filtros, turbinas, canos e serpentinas;
• Falhas nas bobinas e nos compressores;
• Aumento das contas de energia elétrica.

Continue lendo a matéria na fonte: Maringa Post

Mantenha a manutenção do sistema de ar condicionado de sua empresa em dia

Há 17 anos atuamos no mercado em serviços de ar condicionado (projeto, instalação, manutenção, balanceamento da distribuição do ar e limpeza interna e higienização dos dutos) e na manutenção predial (hidráulica, elétrica, civil, layout e serviços gerais).

A Lepnet Engenharia de Manutenção Integrada possui como grande diferencial uma equipe especializada, atendimento customizado, propostas competitivas e a construção da reputação de sua marca com excelente trabalho e parcerias comerciais sólidas. Nosso trabalho é realizado com base em normas nacionais (ABNT) e internacionais (REHVA e ASHRAE).

Entre em contato para uma visita técnica por e-mail contato@lepnet.com.br ou whatsapp 11 94070-7757.

LEPNET: Soluções para uma qualidade de vida melhor.