Teste, Ajuste e Balanceamento do ar condicionado evita reclamações no ambiente corporativo

06/05/2020

Avaliação da performance do sistema de ar condicionado elimina ruídos, má distribuição do ar e desconforto térmico.

Entre as principais reclamações de colaboradores nas empresas está o desconforto causado pelo excesso de calor, frio, vento e ruído gerados pelo ar condicionado. Conforme abordamos no post dos benefícios da renovação do ar, o desconforto térmico e o incômodo do ruído causados pelo ar condicionado, afetam diretamente na produtividade. Para solucionar este problema é preciso realizar Teste, Ajuste e Balanceamento (TAB) na distribuição do ar do sistema de ar condicionado. 

Como é feito o teste, ajuste e balanceamento do ar condicionado?

O técnico responsável analisa o desempenho do equipamento, avalia todo o sistema de distribuição de ar, mapeia os pontos e áreas críticas, além de conversar com os colaboradores a fim de entender as reclamações. Em seguida, é apresentado um plano de ação de modo que atenda às necessidades e transforme o ambiente de trabalho num local agradável. 

De acordo com Luiz Eduardo Machado, engenheiro e diretor da Lepnet Engenharia de Manutenção Integrada, com a realização do TAB é possível corrigir problemas na rede de distribuição do ar condicionado, “em muitos locais na tentativa de solucionar problemas de vazão de ar, colaboradores fecham as saídas com fita crepe ou fita adesiva. Isso soluciona o problema individual, mas agrava o desconforto do coletivo”, enfatiza. Essa tentativa de resolver o problema sem apoio técnico prejudica em muito o balanceamento do ar.  

Mantenha a manutenção do sistema de ar condicionado de sua empresa em dia

A LEPNET Empresa de Engenharia de Manutenção Integrada possui 17 anos de experiência na manutenção predial (hidráulica, elétrica, civil e serviços gerais) e em ar condicionado, projeto, instalação, manutenção e balanceamento da distribuição do ar. Você pode confiar em nossos profissionais e serviços. Entre em contato para uma visita técnica por e-mail ou Whatsapp

LEPNET: soluções para uma qualidade de vida melhor.