Ministério da Saúde publica regras para a saída da quarentena

20/06/2020

O Ministério da Saúde publicou na edição do Diário Oficial da União desta sexta-feira, 19, uma portaria que determina uma série de regras para o convívio social durante a retomada de atividades na pandemia de coronavírus.

Entre as medidas sugeridas estão as já preconizadas por especialistas e fixadas em decretos estaduais, como higienização constante das mãos, uso da máscara, desinfecção de ambientes e isolamento de casos confirmados.

Leia também: Escritórios exigem novo layout na pós-pandemia de COVID-19

Para o Ministério, setores de atividades precisam elaborar e divulgar protocolos específicos de acordo com os riscos de cada área, levando em consideração não só os ambientes e os processos produtivos, como também os trabalhadores, consumidores, usuários e população em geral.

Das orientações publicadas pelo Ministério da Saúde, destacamos as medidas de higiene, ventilação, limpeza e desinfecção a serem adotadas por todos os setores de atividades e que a Lepnet Engenharia de Manutenção Integrada é especializada:

Privilegiar a ventilação natural ou adotar medidas para aumentar ao máximo o número de trocas de ar dos recintos.

Em ambiente climatizado, evitar a recirculação de ar e realizar manutenções preventivas seguindo os parâmetros devidamente aprovados pela Anvisa.

Já falamos em alguns textos aqui no blog, sobre manutenção do ar condicionado, os benefícios que a renovação do ar trazem ao ambiente climatizado e sobre a limpeza dos dutos. O sistema de refrigeração precisa de atenção, já que a falta de limpeza e higienização facilitam a proliferação de fungos e bactérias, que podem causar doenças respiratórias, infecção pulmonar e problemas alérgicos nos usuários.

O engenheiro e diretor da Lepnet Engenharia de Manutenção Integrada, Luiz Eduardo Machado, destaca que as empresas devem observar duas situações: “A higienização dos equipamentos deve ser periódica e normalmente ocorre quando a manutenção preventiva é realizada. A higienização e limpeza interna dos dutos é realizada uma vez ao ano, ou quando a análise microbiológica do ar indica sua necessidade”, enfatiza.

A Lepnet Empresa de Engenharia de Manutenção Integrada possui 17 anos de experiência na manutenção predial (hidráulica, elétrica, civil e serviços gerais) e em ar-condicionado, projeto, instalação, manutenção e balanceamento da distribuição do ar.

Você pode confiar em nossos profissionais e serviços. Entre em contato para uma visita técnica por e-mail ou Whatsapp

LEPNET: soluções para uma qualidade de vida melhor.